Customização de veículos populares entra na moda

veículos

Customização de veículos populares entra na moda

O mercado de veículos em território nacional atende ampla parcela da população que precisa de um carro ou uma moto para se locomover entre dois pontos distintos.

Há os carros familiares, em que pais, mães e responsáveis utilizam com todo o conforto e segurança que as montadoras e fabricantes oferecem.

Muitos compram carros com a finalidade de fugir do transporte público e poder passear aos finais de semana sem depender de carona ou ônibus, trem ou metrô lotado.

Muitos gostam da customização dos veículos, independente, do ano ou modelo do qual é proprietário. Cores novas, instalação de equipamentos sonoros e acessórios como luzes especiais e potencialização do motor são comuns em um mercado cada vez mais crescente e acessível para todos.

Veículos populares adaptados chamam atenção

Não é de hoje que essa moda está presente nos círculos de amantes de automóveis. Mesmo em outros tempos os veículos saiam das concessionárias com possibilidades de adaptações e melhorias com o passar do tempo.

Tanto é verdade que é muito comum encontrar carros esportivos antigos em eventos especiais relacionados ao automobilismo.

Muitas montadoras e fabricantes são incentivadoras de colecionadores e entusiastas que investem um capital para transformar um veículo de acordo com o gosto do cliente.

Isso é possível quando são apresentados linhas de produção que celebram datas comemorativas ou eventos esportivos, como a copa do mundo de futebol, as Olimpíadas ou mesmo bandas de rock e festivais de música já foram homenageadas e fazem parte da história e da cultura de veículos especiais.

Esses veículos apresentam características únicas que distinguem do modelo comum oferecido para o público em geral.

Entre os modelos customizados pelas próprias montadoras, verificamos que há algumas mudanças sutis, mas que valorizam o carro, como:

  • Estofamento personalizado;
  • Pintura exclusiva;
  • Detalhes na lataria;
  • Motorização diferenciada.

Quem compra um carro popular também pode fazer algumas modificações que ficam com uma customização única.

Os proprietários de carros populares instalam o escapamento esportivo celta para diferenciar dos comuns, com uma sonoridade que pode ser identificada ao longe.

As mudanças não ficam apenas no escapamento, mas na aplicação de películas escuras nos vidros, adesivos e faixas que são aplicadas sobre a pintura original, além de tapetes automotivos com cores exclusivas e carpetes que remetem à marca do veículo ou personagens da preferência do proprietário ou proprietária.

Modificação de motor deve ser informada ao DETRAN

A potência dos carros populares costumam ser de mil cilindradas, com característica principal pela economia do combustível, seja a álcool ou gasolina.

Por isso, seu preço é bastante atrativo e muito procurado pelas pessoas que querem comprar seu primeiro veículo ou querem customizar à sua maneira.

Oficinas especializadas conseguem aumentar a potência do motor, deixando os carros turbo, com aceleração eficiente e com mais rapidez nas trocas de marcha. Mas para isso acontecer é preciso que o veículo passe por uma vistoria veicular e aprovação junto ao DETRAN no estado ao qual os documentos foram registrados.

O condutor deve levar a nota fiscal do kit turbo e o projeto de instalação até o órgão competente, para que possa circular com uma autorização destacando a modificação realizada no veículo.

Alguns projetos vão além e deixam os carros tração traseira, o que influencia na condução dos veículos e na segurança do motorista, dos passageiros e terceiros, como pedestres, ciclistas e demais veículos presentes nas vias de circulação.

Para ter um carro devidamente legalizado, é preciso passar por toda a burocracia, inclusive por uma nova vistoria, onde serão verificados itens específicos, como:

  • Emissão de poluentes;
  • Ruídos dentro da lei;
  • Qualidade dos freios;
  • Equipamentos de segurança.

A vistoria é realizada em uma empresa com selo de aprovação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia,. Qualidade e Tecnologia). Isso garante que todo o serviço realizado está dentro dos parâmetros adotados pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Motos também recebem tratamento especial

Os apaixonados por veículos também têm um carinho especial pelo motociclismo. Dessa forma, é muito comum encontrar clubes de motociclistas acompanhados de seus veículos de duas rodas customizados e com o polimento cristalizado em moto em dia.

Como os detalhes de uma motocicleta chamam a atenção de quem observa, é sempre possível encontrar motores cromados, bancos de couro com cores que combinam com toda a estrutura e espelhos retrovisores característicos.

Como a estrutura de uma moto sofre tanto impacto de agentes poluentes quanto os carros, os proprietários costumam procurar oficinas especializadas em retocar funilaria e pintura constantemente, mantendo o visual sempre com o brilho da tinta em dia.

Outros procuram essa mesma oficina para reparar pequenos danos, como riscos causados pelos calçados ou por causa de pequenos acidentes, o que é comum no caso de um veículo de duas rodas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *