Cuidados para se ter com o carro antes de viajar

viajar

Cuidados para se ter com o carro antes de viajar

Se você está planejando viajar de carro, é preciso conferir diversos pontos no veículo antes de sair de casa. 

Assim, as chances de acabar parado no acostamento esperando o guincho são reduzidas, além de que haverão boas memórias a serem compartilhadas deste passeio.

Independente da distância, duração e tipo de estrada, ou se você tem habilitação carro e moto, revisar o veículo antes de qualquer viagem é essencial.

Vale lembrar que, os motoristas que não entendem sobre esses tipos de ajustes no carro, é possível levar o automóvel até uma oficina para a realização de uma revisão geral. 

Analise o estado dos pneus

A falta de água no radiador é um dos motivos que deixam muitos motoristas parados no acostamento.

Portanto, faça a calibragem adequada dos pneus, sempre considerando que, a depender do modelo, o nível correto de pressão pode mudar de acordo com a quantidade de passageiros e carga a bordo.

O estado de conservação também é importante, pois pegar estrada com pneu careca pode ser muito perigoso, em especial em dias chuvosos, além de gerar multa.

Verifique o filtro de ar

O filtro de ar automotivo deve ser conferido de tempos em tempos, mesmo caso não vá viajar, uma vez que pode comprometer a saúde de quem usa o veículo com frequência. 

O ideal é verificar o estado do filtro a cada seis meses, mas para quem mora em grandes cidades, a conferência deve ser feita em períodos menores.

Para saber onde o filtro do ar-condicionado está localizado, basta procurá-lo no manual do proprietário. Faça o desmonte com cuidado, para conseguir montá-lo novamente depois.

Atenção ao limpador de para-brisa

Este é um item simples, mas essencial para a segurança na estrada em dias de chuva, principalmente por ser um dos responsáveis por garantir que o motorista tenha uma visibilidade excelente da pista.

É simples fazer a verificação e, no menor desgaste, faça sua troca principalmente no verão, que é comum que haja chuvas fortes na estrada. 

Bônus: documentação em dia

Depois de verificar demais itens, como a sinalização e estado da bateria 60 a para realizar uma viagem segura e evitar multas, não esqueça de dar atenção aos documentos. 

Afinal, pegar a estrada sem estar com a documentação em dia pode gerar um risco para o motorista e passageiros, uma vez que tanto o licenciamento como o seguro devem estar atualizados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *