Conheça serviços importantes para o seu carro

serviços

Conheça serviços importantes para o seu carro

Estar atento aos mais diversos serviços de manutenção do seu carro é essencial para garantir o bom funcionamento e a vida útil do veículo.

Mas, quando o assunto é cuidado, lembre-se que ele vai além da atenção estética, como o espelhamento de pintura, envolvendo ações como:

  • Abastecimento com combustíveis de confiança;
  • Estacionar o automóvel na sombra;
  • Avaliar o desempenho do motor;
  • Limpeza com completa remoção de resíduos.

Há ainda outros tipos de serviços essenciais que merecem atenção, que vamos mostrar ao longo deste artigo. Acompanhe a leitura!

1 – Atenção aos serviços da bateria

Item responsável pelo armazenamento de energia formada pelo alternador, que, em seguida, é dispensado para o funcionamento de todo sistema elétrico e eletrônico do carro.

Desse modo, é importante verificar com frequência sua bateria heliar 60 a, principalmente se os cabos estão limpos e fixados corretamente aos polos.

Por fim, as condições de funcionamento devem ser testadas na seguinte ordem: sistema de carga e partida – bateria – alternador – motor de partida.

2 – Checagem dos freios

É fundamental checar, de tempos em tempos, o líquido de freio.

Afinal, se o nível estiver abaixo do recomendado no reservatório, isso indica algum vazamento no sistema do veículo.

Inclusive, isso pode demandar reparação ou substituição de peças.

No entanto, se nenhum vazamento for observado, pode ser que o problema esteja relacionado ao desgaste do disco de freio e pastilhas.

Nessa situação, o mais recomendado é levar seu carro a uma oficina mecânica moderna para uma análise mais aprofundada do sistema de frenagem.

3 – Verificação do nível do óleo

O óleo tem a função de lubrificar as partes móveis do motor. Portanto, realizar a substituição deste componente no período informado pela montadora é fundamental.

Além disso, a verificação do nível desse lubrificante pode ser feita com uma vareta de óleo, com o motor fio e em uma superfície plana.

De modo que, caso o nível apresente-se abaixo do normal, um centro automotivo seja procurado o quanto antes.

Dessa maneira, o consumo de combustível torna-se mais adequado. Ao mesmo tempo, a emissão dos poluentes do veículo é reduzida. 

Se a troca não acontecer nos intervalos estabelecidos, há riscos de vazamentos no carro, falhas no sistema e avarias no motor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *