Conheça a história e todas as opções de faróis automotivos

Conheça a história e todas as opções de faróis automotivos

Acessório indispensável para o automóvel, os faróis estão na sociedade há muitos anos desde sua descoberta e utilização.

Em seu histórico começou a ser usado com luz a querosene ser nos tempos de carruagens, parafina ou óleo, e um tempo depois, os faróis com sua tecnologia correta, deram saltos gigantescos em sua engenharia,

Após o século XX, momento em que os carros começam a ser equipados com velas, o alcance delas era em média 3 metros, e, quase um século depois, chegaram no mercado os faróis a laser inteligente, que alcançavam até 600 metros.

Seu avanço se deu pela necessidade de mais iluminação, pois eram opções precárias demais para se locomover no escuro em um carro. Então, o mesmo artefato para iluminar as ruas, foi usado como farol, que era o gás acetileno, que começou a alcançar 12 metros à sua frente.

Já na década de 20, o alcance se tornou 18 metros, juntamente com a lâmpada incandescente, que energizava carros como o farol de BMW via eletricidade.

Nos anos 40 os faróis “selados” (lâmpada e refletor em uma peça só) tomaram o lugar e finalmente aumentaram em grande escala o alcance da luz em 56 metros, assim facilitando a rodagem, tanto de noite quanto em temporais.

Alguns anos mais tarde, outras opções chegaram no mercado, como lâmpadas de descarga de gás, lâmpada de halogênio, que era muito utilizada em países europeus e o farol de xenônio.

Nos anos 90, era possível alcançar até 120 metros de distância. Uma grande evolução.

E, a partir dos anos 2000, surgiu o LED, lâmpada “queridinha” do mercado até hoje por sua potência e economia, lâmpadas Oled (filme orgânico de led) e diversos outros artefatos além do farol em si, como acessórios, cores e design.

Supondo, um farol Mercedes pode ser totalmente estilizado para combinar com seu carro, ou outro modelo que você goste ou queira adquirir.

Exemplos:

  • Farol BMW 320i
  • Farol Mustang Bullitt  
  • Farol Porsche Cayenne
  • Farol Mercedes c180
  • Modelos de carros mais ou menos onerosos também são possíveis passar por modificações

Agora que você já sabe um pouco do histórico dessa peça tão importante e indispensável pelo carro, que tal saber algumas curiosidades sobre os faróis automotivos?

7 fatos sobre o universo de faróis automotivos

  1. Tipos de farolHoje é possível comprar três tipos diferentes de farol da sua preferência para seu veículo.
    Há o farol halógeno, que é a luz mais convencional, usada a maioria dos carros e atende à exigência nacional. Você pode optar pelo farol de xenônio também, que possui uma luz mais forte, à base do gás em que é nomeado, sendo assim mais eficiente. Já a última opção, é o farol de led, que mais eficiente no direcionamento da luz comparado às outras tecnologias já lançadas.
  2. Começo de tudo: Antes de toda a tecnologia ser alcançada, a ideia de farol já era usada nas épocas em que os carros nem existiam, e todos se transportavam via carruagens. Os faróis eram velas e à base de querosene também.
  3. Faróis: Além do farol convencional, o carro também pode ser equipado com faróis de milha (luz de alta intensidade para melhor visualização de outro carro), lanternas que acendem automaticamente em locais com luminosidade reduzida, luz baixa e alta para que possamos enxergar à noite em graus diferentes de luz, faróis de neblina, que são utilizados especialmente para situações de nevoeiros e tempestades.
  4.  Farol de milha: esse tipo de farol só pode ser utilizado em certas situações, como quando a via está escura e sem equipamento de iluminação nas estradas e rodovias. Diferente disso, é proibido, por sua potência.
  5. Farol de neblina x farol de milha: Eles são semelhantes, mas não são iguais. Sua principal diferença é que a regulagem que cada um recebe em sua fabricação.
  6. Dirigindo com segurança: Você deve sempre ligar seus faróis em luz baixa quando for pegar uma rodovia, pois hoje é obrigatório por lei.
  7. Efeitos climáticos: Dependendo do clima do lugar em que vivemos, os faróis podem quebrar ou degradar mais rapidamente, pois são sensíveis a qualquer fenômeno da natureza mais agressivo que o comum.

Agora que sabe algumas curiosidades e quais o melhores e mais vendidos faróis hoje em dia, você estará pronto para escolher sua melhor opção e equipar seu carro para que tenha a iluminação e segurança necessárias sempre.