Como tirar a primeira habilitação

Como tirar a primeira habilitação

Aos 18 anos, a maioria dos jovens deseja tirar a primeira habilitação, conhecida como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), para poderem dirigir.

Atualmente, no Brasil existem as categorias para carro, moto, para ônibus, para veículos com mais de 8 lugares, para veículos que transportam cargas pesadas (como caminhões, por exemplo).

Independentemente do tipo de categoria, dirigir implica em ter responsabilidade por si e pelas pessoas. E, este trabalho de conscientização e conhecimento, geralmente se inicia na autoescola.

Lá, é o local onde o aluno irá aprender as regras e normas de trânsito, a regulamentação vigente, ter conhecimentos sobre o tipo de veículo que será manuseado, dentre outros detalhes.

Por isto, antes do aluno começar a aprender a dirigir, ele passa por aula de cfc auto escola.

Procedimentos necessários até a retirada da primeira habilitação

O CFC é a sigla de Centro de Formação de Condutores, popularmente chamada de autoescola. Para o aluno conseguir tirar a primeira habilitação, é necessário que ele passe por aulas neste local.

Primeiro, o aluno realiza dois exames, um psicológico e um de vista. Os locais que realizam estes exames são credenciados pelo Detran, que é o Departamento Estadual de Trânsito. Se o aluno estiver apto, ele pode dar continuidade na autoescola para as aulas teóricas.

Este curso teórico versará sobre leis de trânsito e normas do Código de Trânsito Brasileiro, sinalização, placa, como funciona a mecânica de um veículo, primeiros-socorros, sobre direção defensiva, sobre a importância de cuidar do meio ambiente e cidadania.

Estas aulas são muito importantes para trazer conhecimento e criar uma consciência no aluno, até porque não adiante ele saber dirigir e não saber interpretar as placas de trânsito.

Ao término das aulas, é feito um exame teórico, aplicado pelo Detran. Se ele for aprovado, ele segue para as aulas no simulador de direção. É uma experiência imersiva, no qual o aluno simula um carro ou veículo.

Após isto, o aluno já tem uma noção básica de direção e das leis. Agora ele está pronto para as aulas práticas. Geralmente são 20 aulas práticas, sendo que 4 ou 5 delas são feitas no período noturno. Mas, o aluno pode fazer mais aulas se desejar se aprimorar.

Depois disto, é feito o exame de direção para obtenção da carteira. Se ele for aprovado, está pronto para pegar sua carteira de habilitação.

Laudo veicular ECV

Além das aulas e da carteira de habilitação, existem outras normas que precisam ser seguidas por donos de veículos, como a expedição do Laudo veicular ECV. Por exemplo, é necessário que o carro ou moto passe por vistoria para verificar sua situação.

As Empresas Credenciadas em Vistorias de Veículos (ECVs) são responsáveis por realizarem este serviço e analisam os seguintes detalhes:

  • A buzina;
  • Se existe o extintor e se o mesmo encontra-se dentro de período de validade;
  • O estado dos pneus;
  • Como está o freio do veículo.

Após esta análise é emitido um laudo técnico sobre o veículo. A importância deste laudo é que por ele é possível diagnosticar problemas no veículo, ajudando a evitar acidentes.

Outro elemento importante no veículo é o seu licenciamento. Quando o veículo está licenciado significa que ele se encontra dentro das normas da legislação vigente. Sem este documento, o motorista não pode andar com o veículo.

O licenciamento deve ser feito todos os anos, e o mês em que o procedimento deve ocorrer depende do final da placa. Outro detalhe também é que o licenciamento deve ser feito por todos os veículos, independentemente da categoria.

Por exemplo, o licenciamento caminhão legaliza o meio de transporte das cargas. Ou seja, quem é proprietário de um caminhão sabe que todo ano terá que pagar este licenciamento, seguindo uma tabela que é feita anualmente.

Estar dentro dos padrões da lei, evita multas, suspensão da carta e até retenção do veículo.

Transferência de veículo

A transferência de veículo acontece quando o veículo terá outro proprietário. Ou seja, sempre que o veículo mudar de dono, a transferência deve ser feita. E, para que isto ocorra são necessários alguns documentos como, por exemplo:

  • CRV (Certificado de Registro de Veículo);
  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Laudo de vistoria feita pelo DETRAN.

Vale ressaltar que antes de vender ou comprar um veículo é de extrema importância fazer todas as vistorias e garantir que tudo esta em ordem.