Como fazer a instalação de um anel oring?

Como fazer a instalação de um anel oring?

O funcionamento de máquinas, demanda nada mais nada menos do que extrema precisão e eficiência para funcionarem corretamente. Qualquer tipo de falha, defeito ou acidente, podem causar consequências devastadoras.

Possivelmente custando a integridade do maquinário utilizado ou no pior dos casos, a vida das pessoas que estão próximas a ela.

É importante manter a qualidade do veículo

Para que o funcionamento das máquinas ocorra com perfeição, existem diversos componentes utilizados na montagem de máquinas, para que seu funcionamento funcione com perfeição e fique protegida de interferências internas e externas.

Um desses componentes vitais, para a preservação do funcionamento ideal de maquinário, é o anel de vedação de borracha, mais conhecido como O ring.

Quando máquinas precisam trabalhar em ambientes com gases, fluídos ou em alta temperatura, é imprescindível para que não haja nenhuma falha ou vazamentos a este componente.

Mesmo simplório por natureza, tem uma grande responsabilidade para que estes problemas não ocorram. É por essa razão, que é importante saber diferenciar e não negligenciar a importância desta peça vital à prática mecânica.

Superficialmente, o anel oring pode parecer somente um anel de borracha simples, utilizado para cobrir espaços fundos em máquinas.

Porém, é importante notar que há diversos tipos de anéis e cada um deles tem uma função e finalidade diferente.

Para demonstrar este ponto, existem diversos tipos de materiais, utilizados para produzir este componente, alguns deles são:

  • Anel oring viton;
  • Anel oring Poliuretano;
  • Anel oring NBR;
  • Anel oring Neoprene;
  • Anel oring EPDM;
  • Anel oring Silicone.

Entenda a importância desta peça

Esta peça de borracha se tornou indispensável para profissionais e amadores que utilizam e consertam aparelhos pneumáticos, hidráulicos e a gás. É muito comum encontrar diversos tipos, tamanhos e materiais diferentes de anéis em uma única máquina.

Agora, se existe um ponto importante, é que mesmo que o encaixe entre o anel e a peça principal seja perfeito, ainda existe a chance de erros acontecerem.

O que pode prejudicar o funcionamento ou a integridade da máquina. O motivo para este acontecimento, é que os anéis têm funções específicas para cada tipo de trabalho de vedação que será realizado.

O caso não é extremo, porém é importante frisar que se for implantado um anel, que não tem as propriedades corretas para aquela posição, ele não se partirá imediatamente com o acionamento da máquina.

Porém, o anel oring não usufruiu de seu tempo ideal de uso, desgastando-se rapidamente. Um exemplo que é bem conhecido entre mecânicos, é a noção de que as fabricantes destes anéis separam por cores as utilidades de cada tipo de O ring.

Um exemplo conhecido é de que, geralmente, as vermelhas são para alta temperatura, as verdes tem mais resistência ao óleo e as pretas são mais para ar e água.

Lembrando que isto não é exatamente uma regra, porém é um conhecimento testado e espalhado por profissionais e conhecedores de mecânica.

Na via das dúvidas, sempre procure o fornecedor dos anéis e pergunte para qual função que aquele produto em específico deve ser aplicado.

Finalmente, alguns dos pontos mais importantes e negligenciados por profissionais e amadores da mecânica, é sobre a forma correta para colocar e retirar os anéis da peça.

Evitando prejuízos para seu funcionamento, em razão de danos como cortes e rasgos. Ao decidir colocar um anel de vedação de borracha, o mecânico deve saber que tamanho é o ponto mais importante.

Se for muito pequeno, o anel pode se partir ou até mesmo escapar e ficar pressionando contra a peça que ficará em contato, prejudicando sua durabilidade. Se for grande demais, prejudica a eficiência e pode se soltar.

Quanto ao ato de colocar e retirar o anel, uma dica é de que pode ser necessário cobrir a rosca com uma fita adesiva ou utilizar algum tipo de lubrificante.

Pois, os fios da rosca podem cortar a borracha do anel. Além disso, tente não rolar o oring quando estiver realizando a aplicação, novamente usando lubrificantes para auxiliar na aplicação.

Para remover um anel sem danificá-lo, uma das técnicas utilizadas é apertar em ambos os lados do anel, para que ele salte um pouco para fora de sua posição.

Para que então você empurre o anel de borracha com um outro dedo, para que ele saia com o menor dano possível.

Estes, são os pontos principais para saber utilizar corretamente esta peça vital, que faz parte de muitos dos equipamentos que utilizamos no nosso dia a dia.