CNH, permissão para dirigir e curso de reciclagem

CNH

CNH, permissão para dirigir e curso de reciclagem

Ao completar 18 anos, uma pessoa já tem a possibilidade de obter uma Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Nessa idade, as categorias permitidas variam entre A (para moto) e carteira nacional de habilitação B (para carros), pois para dirigir ônibus, caminhões e até mesmo trabalhar com o transporte de cargas mais perigosas, a pessoa precisa ter pelo menos, 21 anos.

Diante desse cenário, nesse artigo vamos orientar sobre como é possível obter sua CNH, em relação aos procedimentos técnicos exigidos, o que é a permissão para dirigir assim como em que casos é necessário realizar o curso de reciclagem.

Como obter sua CNH?

Para quem deseja obter sua CNH, a primeira orientação é buscar por um CFC, que é o Centro de Formação de condutores. Esse centro também é conhecido como autoescola.

Nesse local, a pessoa dá entrada em sua CNH, mas existem alguns procedimentos para que ela obtenha essa carta.

Primeiro, é necessário realizar o exame de vista e o psicotécnico. Depois, na autoescola, o aluno precisa cumprir uma carga horária de aulas teóricas a respeito da legislação de trânsito, código de trânsito, meio ambiente, primeiros socorros, direção defensiva, dentre outros.

No CFC primeira habilitação, após realizar esse curso, o Departamento Estadual de Trânsito ou Detran, aplicam uma prova teórica sobre os conhecimentos obtidos.

Somente após a aprovação, o aluno está apto para as aulas de simulação de direção, assim como as aulas práticas, nas quais ele aprenderá a dirigir o veículo escolhido.

Nas aulas práticas, o aluno aprenderá diversas lições além de dirigir necessariamente.

Por exemplo, em uma aula de direção para iniciantes, o instrutor pode orientar sobre a troca de marchas, dar dicas de alinhamento e balanceamento do automóvel, orientar sobre como dirigir entre carros, como estacionar, a noção de distância entre um carro e outro, dentre outros prontos fundamentais.

Após a carga horária desejada, o aluno precisa passar por uma prova prática e somente após a aprovação, ele obtém a famosa “permissão para dirigir”. Confira mais detalhes.

O que é a permissão para dirigir?

A permissão para dirigir é como uma CNH provisória, que tem validade de 1 ano e é obtida após a aprovação no teste. Durante essa permissão, o aluno pode dirigir porém, nesse 1 ano, ele não deve ter multas médias, graves ou gravíssimas em seu nome.

Essas multas representam: avançar o sinal vermelho, dirigir sem cinto de segurança, parar em cima da faixa do pedestre, ser multado por dirigir em alta velocidade, dentre outras ações que são consideradas infrações.

Se dentro desse período de um ano, a pessoa não tiver cometido infrações desse nível, ela pode solicitar sua CNH de modo definitivo.

No entanto, vale ressaltar que mesmo com a CNH de modo definitivo é necessário continuar seguindo as leis de trânsito e dentro do prazo de 3 a 5 anos, é necessário renovar essa CNH no Detran.

Em que casos o curso de reciclagem deve ser feito?

Você já ouviu falar em auto escola para habilitados? Pois é possível de acontecer. Quando a pessoa recebe sua CNH de forma definitiva, ela pode acumular em sua carteira, no período de um ano, até 21 pontos.

Esses pontos são obtidos não como um prêmio, mas indicam que a pessoa cometeu alguma irregularidade ou infração de trânsito.

Esses pontos surgem no caso do veículo levar alguma multa e consequente, a pessoa que dirige.

As infrações mais comuns e que acumulam altos pontos são:

  • Não parar no sinal vermelho;
  • Realizar ultrapassagens em locais proibidos;
  • Ultrapassar pelo acostamento;
  • Parar em local proibido;
  • Trafegar em alta velocidade;
  • Não utilizar o cinto de segurança;
  • Dirigir mexendo no celular.

Se a pessoa, dentro de 1 ano atingir esses pontos, ela pode ter sua CNH suspensa. Algumas pessoas, inclusive, são reincidentes nesses delitos, podendo ter sua CNH até mesmo cassada.

Quem tem sua CNH suspensa, deve buscar por um curso de reciclagem CNH. Na verdade, essa pessoa é obrigada pelo Detran a realizar esse curso de reciclagem, que também é ofertado em uma autoescola.

Nesse curso, o motorista deve aprender novamente como se portar no trânsito, além das boas práticas necessárias. Após isso, ele pode receber novamente sua CNH (após avaliações).

No entanto, apesar de existir essa possibilidade, o ideal mesmo é que a pessoa busque seguir as leis de trânsito corretamente e evite infrações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *