CNH: como obter e cuidados posteriores

CNH

CNH: como obter e cuidados posteriores

A Legislação de Trânsito Brasileira contém as regras necessárias quanto às práticas exigidas no trânsito, assim como, as orientações sobre quem pode dirigir e como tirar a CNH.

É a partir dos 18 anos que a pessoa pode tentar aprender a dirigir e decidir qual categoria de veículo pretende aprender.

Nessa idade, estão restritos ao aprendizado as categorias A (moto) e B (carro). Para aprender dirigir caminhões ou ônibus, a pessoa deve ser maior de 21 anos e ter, ao menos, CNH B.

Para que saiba como é possível obter essa habilitação e quais são os trâmites antes, durante e após a obtenção, preparamos esse artigo para você.

Como conquistar a 1ª habilitação

Tudo começa buscando uma autoescola, que também é conhecida como Centro de formação de condutores. É nesse local que o aluno aprenderá os conceitos básicos que permitirão a direção.

Dando entrada em uma autoescola, o primeiro passo é realizar exames de vista e psicotécnico. Com aprovação, o aluno será exposto a aulas teóricas na autoescola, aprendendo sobre direção defensiva, mecânica veicular, primeiros socorros, cidadania e meio ambiente, assim como as leis de trânsito.

Após esse processo, o aluno realiza uma prova no Departamento de Trânsito, também conhecido como Detran, de seu município. Com aprovação na prova, ele pode realizar as aulas práticas, onde aprenderá a dirigir.

Com as aulas práticas realizadas, uma prova prática é agendada e se o aluno for aprovado, ele ganha a permissão para dirigir.

Essa permissão dura 1 ano e nesse período, é fundamental que o aluno não cometa nenhum tipo de infração de trânsito, para não ter penalidades e multas e acabar perdendo esse direito de dirigir.

Após um ano sem penalidades, ele pega sua Carteira Nacional de Habilitação de forma definitiva, mas que precisa de renovação a cada 3 a 4 anos.

Outros detalhes para se atentar em relação a CNH

Com a CNH definitiva, o que a pessoa deve estar atento é as leis de trânsito, conduzindo o veículo sempre com respeito às normas. Outra atenção é em relação à documentação.

Por exemplo, no caso de transferência de CNH para outro município, isso só é obrigatório se, no momento da renovação, a pessoa estiver morando em outro local.

A transferência ocorre no Detran, com a entrada de documentação com a CNH, comprovante de residência e documento de identificação. Porém, voltando às leis de trânsito, é importante frisar que cada CNH pode ter no máximo 21 pontos.

Isso funciona da seguinte maneira, a cada multa que a pessoa leva, seja por andar sem cinto de segurança, estacionar em local proibido, ou avançar o sinal, um número de pontos é registrado em sua carteira.

Se a soma desses pontos der 21 ou mais, ou seja, esse acúmulo de infrações, a pessoa pode ser sua CNH suspensa.

Nesse caso, ela teria que buscar por uma aula para habilitados, em uma autoescola novamente, porque nesses casos, o Detran orienta que a pessoa faça um curso de reciclagem, mesmo habilitada, para aprender novamente os conceitos de:

  • Legislação de trânsito;
  • Cidadania;
  • Meio ambiente;
  • Código Brasileiro de trânsito.

Se ainda assim, a pessoa tiver sua CNH suspensa mais de uma vez, ela pode ser cassada. Outros casos para ter uma CNH cassada e vencida pode ser cometer uma infração gravíssima, como dirigir embriagado ou se envolver em um acidente de trânsito, com vítimas.

Como uma responsabilidade que o condutor precisa ter, é fundamental que ele se atente ao período de validade da CNH, para renovação no Detran.

Além disso, no caso da compra de um veículo, é importante estar atento às regras de transferência automotiva, despachante online e regulações previstas pelo Detran.

Situações de emergência: saiba o que fazer?

Agora que você já sabe a importância de respeitar as leis de trânsito e como obter uma CNH, é importante falar um pouco sobre a manutenção automotiva.

O seu veículo precisa de cuidados e por isso, é fundamental ter ações como:

  • Troca de filtro e óleo;
  • Troca dos pneus;
  • Higienização automotiva;
  • Alinhamento e balanceamento.

Isso ajuda a evitar essas situações de emergência, ou ao menos, amenizar. Porém, algumas coisas não se evitam, como perder a chave do veículo.

Nesse caso, busque por um chaveiro automotivo 24 horas, que realiza a codificação necessária para conseguir abrir o veículo e criar uma chave igual.

Esses chaveiros podem atuar em um ponto fixo, como ter parceiros que vão até o cliente. Alguns deles, atuam de forma móvel e são facilmente identificados pois colocam adesivos para carros personalizados, indicando que são chaveiros automotivos.