O carro e a importância das peças para o seu funcionamento

carros

O carro e a importância das peças para o seu funcionamento

Os carros suprem uma necessidade de locomoção humana com muita eficiência, devido a isso, a sua utilização é crescente, bem como o seu consumo. Diante disso, a indústria automobilística é muito importante e competitiva dentro do seu segmento.

Investindo constantemente em tecnologias e processos automatizados, esse área oferece, anualmente, uma variedade imensa de modelos de veículos que podem ser adquiridos e utilizados em diversos estilos de estradas e rodovias.

Por ser um objeto em constante transformação e de grande influencia na sociedade, os carros, além das funções de transporte, também representam aspectos que são mais intangíveis como status de poder econômico e classe social, além de representar ascensão, sucesso, comodidade, conforto e liberdade maior de ir e vir.

Por receber alta notoriedade da sociedade, os carros alimentam também outras indústrias, como a do cinema, a das mídias com notícias, eventos e programas que abordam o tema.

E mesmo sendo algo comum no cotidiano das pessoas, a maioria delas não sabe exatamente sobre as peças que os compõem e suas funções dentro das máquinas que operam de formas semelhantes, mesmo apresentando incontáveis modelos.

Dessa forma, há algumas que são essenciais ao bom funcionamento do carro e por isso estão listadas abaixo como peças para carros fundamentais. Confira-as.

Cinto de segurança e Airbag para carros

Começando pelas peças e acessórios que são voltados à segurança dos motoristas e passageiros, há os cintos de segurança que estão localizados estrategicamente em todos os assentos do automóvel.

A importância é tamanha que o uso dos cintos é regulamentado por lei, compondo o código de trânsito nacional.

Outro exigência para garantir a diminuição de danos em acidentes e proporcionar mais segurança às pessoas é a dos Airbags. Todos os carros fabricados no Brasil possuem o sistema de Airbag, que é acionado em casa de batidas e acidentes no transito.

Ao ser acionado, ele evita danos maiores à saúde física e mental de todos os envolvidos no acidente.

Amortecedor

Compondo o sistema de suspensão do veiculo, os amortecedores preços são utilizados para deixar a direção mais segura, pois oferecem um controle maior do carro por meio da suavização e diminuição do impacto dos movimentos, deixando o carro estável com as rodas fixas no chão.

Além disso, esse equipamento ainda possui outras vantagens como:

  • Controle do movimento de suspensão;
  • Redução dos desgastes dos pneus;
  • Controle da movimentação das molas;
  • Sustentação do alinhamento das rodas;
  • Aumento do conforto;
  • Aumento da segurança.

Por estar atrelado às rodas, o amortecedor dianteiro e o amortecedor traseiro são localizados respectivamente nas rodas da frente e nas rodas de trás dos veículos.

Como existe uma imensa variedade de modelos, há também uma diferença de modelos de rodas e sistemas de suspensão e molas e amortecedores que são utilizados, ou seja, todo o conjunto de suspensão é alterado para acompanhar as necessidades de cada modelo, também, por isso, que há uma diferença entre o amortecedor de caminhão e o amortecedor de carros importados.

Câmbio

Outra peça muito importante, responsável pelo correto direcionamento das marchas do veiculo, é o câmbio.

No Brasil, está disponível em duas versões, uma delas é a mais tradicional, que é o cambio manual e a outra é o cambio automático. Por meio dessa peça, é possível dirigir os veículos e ter um rendimento melhor, além de uma condução também mais estável e segura.

Embreagem

Responsável pela condução da energia do motor para a caixa de cambio, a embreagem é umas das peças primordiais para a direção do carro. Devido a isso, o seu aprimoramento é constante e necessário.

Além disso, há diversos modelos que são mais indicados para determinados modelos de automóveis.

Dentre os modelos disponíveis, há a embreagem eletromagnética, que além de ser utilizada nos veículos, também está presente em diversas máquinas industriais de segmentos variados.

Ar condicionado para carros

Esse equipamento não é um dos principais, pois há vidros nos carros, entretanto, é um recurso que vem sendo adotado com mais frequência, pois em dias muitos quentes e com muito trânsito, permanecer com a janela aberta não refresca e ainda não é uma opção segura.

Devido a isso, o ar condicionado tem sido mais requisitado e, com isso, outras peças também se tornam importantes, como o filtro ar condicionado automotivo que serve para manter o ar sempre limpo e agradável ao motorista e seus passageiros.

Enfim, as peças são essenciais para o funcionamento do carro, por isso, mantê-las em bom estado significa segurança, conforto e comodidade para o motorista e todos os passageiros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *