As principais dúvidas sobre baterias para moto

As principais dúvidas sobre baterias para moto

Conheça mais sobre a bateria da sua moto, incluindo os cuidados para que ela tenha uma vida útil maior. Afinal, quando se tem uma moto, é importante estar por dentro do mundo automobilístico.

Conheça detalhes sobre baterias

Uma Bateria de moto funciona junto com o seu alternador, recebendo dele a energia elétrica que distribui para todo o veículo. O alternador, então, é considerado um gerador de energia.

Muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre uma bateria de carro e uma bateria de moto e a resposta é que a única diferença está no tamanho.

Quanto maior for o veículo, maior será a sua bateria, o que também inclui sua capacidade. Uma bateria de moto tem aproximadamente 12 Ampere/hora, enquanto uma bateria de carro tem em média 60 Ampere/hora.

No que diz respeito aos componentes da bateria, ambas são iguais. Formadas pela caixa, pelo elemento acumulador, pelos bornes e, em alguns casos, pelas tampas.

Já no que diz respeito ao funcionamento do veículo, as peças mais importantes são o elemento acumulador e os bornes. Mas, afinal, o que eles fazem?

O elemento acumulador de uma Bateria moura moto é, em linhas gerais, a bateria em si.

Isto é, essa é a parte responsável pela energia da bateria, transformando em elétrica a energia química. Essa peça é formada por placas, que podem ser positivas ou negativas.

Entre as placas existem elementos chamados de “separadores”, cuja função é evitar um curto-circuito no sistema causado pelo contato das placas opostas.

Já os bornes, também positivos e negativos, servem para estabelecer conexões dentro da bateria, permitindo o seu funcionamento harmônico.

Ao observar o Catálogo moura motos é necessário saber que existem algumas características essenciais sobre as baterias, que devem ser avaliadas e elas são:

  • Carga armazenada;
  • Tensão de circuito aberto;
  • Capacidade;
  • Capacidade nominal;
  • Corrente a baixas temperaturas (18ºC);
  • Capacidade de reserva.

Cada item determina o bom desempenho da bateria e é importante para que a moto tenha potência e uma boa performance.

É importante observar que a capacidade de reserva diz respeito à necessidade de suprir a energia quando o alternador não estiver em uso.

Como foi citado anteriormente, a bateria produz energia, mas existe um gerador que trabalha junto a ela. Ter uma capacidade de reserva alta confere mais tranquilidade em emergências.

Em média, uma bateria de moto dura 3 anos (os modelos mais recentes e mais populares, selados) e não exige muita manutenção. Não obstante seja possível tomar algumas atitudes para adiar a necessidade de troca.

A primeira dica é sempre tomar cuidado ao mexer no sistema elétrico do carro, por exemplo acrescentando alarmes. Isso pode gerar uma fuga elétrica, o que diminui a vida útil da peça.

Evitar que a moto passe longos períodos parada também é essencial, assim como utilizar um suporte quando ela estiver parada (a chamada “madeira de pé”).

Mas quando a bateria começa a apresentar problemas, o uso de um Carregador de bateria de moto é excelente.

Sempre que o motor está ligado, o alternador recarrega a bateria, mas com o desgaste isso acaba não acontecendo eficientemente.

O uso de um carregador aumenta o tempo de uso da bateria e é um importante investimento, sendo uma solução fácil e rápida para quando a bateria não der a ignição.

Descubra cuidados com vistoria

Quando é preciso obter o Laudo veicular existem alguns cuidados para garantir a aprovação. O melhor é que se faça uma vistoria antes de tentar conseguir o laudo, para que qualquer problema seja resolvido previamente.

Durante a vistoria, serão avaliados débitos com o governo (como multas e o IPVA), itens de segurança, documentação, numeração do chassi e muito mais.

Existem empresas especializadas nesse tipo de vistoria preventiva, antes da oficial, prontas par avaliar cada um desses pontos.

A situação de transferência veicular é a mais comum para esse tipo de serviço. Isto é, quando a propriedade de uma moto passa de uma pessoa para outra.

Nesses casos, quem deve realizar a vistoria é o novo dono e não o antigo. Por isso, deve-se tomar muito cuidado com a compra de veículos danificados ou com pendências legais.

Também é possível que se realize esse Laudo a domicilio, um procedimento mais comum para veículos pesados, mas que também pode ser realizado, por um valor mais alto, em veículos comuns.

Por fim, vale ressaltar a importância de sempre trabalhar com peças originais e de realizar a manutenção da moto periodicamente. Quanto mais conhecimento se acumular sobre a área, melhor.