Automóvel: funilaria, alinhamento e blindagem

automóvel

Automóvel: funilaria, alinhamento e blindagem

A funilaria em carros é um dos setores mais importantes, pois ela tem a função de manter a estética do automóvel de forma agradável, além de remover arranhões, e até mesmo, amassados no veículo que surgem após uma colisão, batida leve.

Muitas vezes, com o passar dos anos, o veículo fica muito exposto ao sol e chuva e pode sofrer danos e manchas em sua pintura ou lataria. Com isso, a funilaria assume uma importância de manter esse automóvel com um aspecto de novo.

Os serviços de funilaria, além de desamassar, envolvem também procedimentos de pintura até mesmo cristalização ou polimento, que pode ser com cera ou não.

Esses processos consistem ou na aplicação de um verniz, mas também de resinas finas que conservam a pintura original do seu carro e trazem um aspecto brilhoso ao automóvel, de pintura nova.

São muitos serviços disponíveis no mercado para a melhora da estética veicular.

Contudo, nesse artigo, vamos falar também sobre a importância da manutenção preventiva veicular, buscando uma oficina mecânica da sua confiança.

Manutenção com prevenção: o que deve ser feito no automóvel?

Cuidar o seu automóvel deve ser uma ação de responsabilidade social, mas também para o aumento da vida útil do mesmo.

Além disso, pensar na manutenção preventiva representa levar o veículo até o mecânico de confiança para verificar sua real situação.

Com isso, algumas peças e pequenos reparos podem ser feitos evitando problemas posteriores e reduzindo os gastos.

Alguns processos comuns são:

  • Troca de óleo;
  • Troca de filtro;
  • Higienização do ar condicionado;
  • Troca dos pneus;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Verificação do radiador.

Inclusive, a troca de óleo é uma das ações de manutenção preventiva mais comuns e geralmente, deve ser feita a cada certos quilômetros rodados.

O veículo é uma máquina e por isso, ele é composto por várias peças metálicas que atritam em diversos momentos. Por isso, o óleo serve para lubrificar essas peças metálicas fazendo com que o atrito reduza e o carro funcione tem uma sobrecarga de motor ou da temperatura.

Com isso, o seu veículo chega a economizar até mais gasolina e isso evita que peças precisem ser trocadas com mais frequência.

Além dos cuidados no que se refere à troca de óleo, é importante também estar atento à bateria automotiva 12v 60a. Os veículos possuem uma bateria que contribui para o fornecimento de energia.

Sem ela, o veículo não funciona. É importante verificar a situação da sua bateria, para evitar problemas elétricos ou de sobrecarga no motor.

O que é escapamento esportivo?

Outro elemento bastante interessante e que pode ser citado diz respeito ao escapamento esportivo. O veículo precisa de um escapamento para eliminação de gases que surgiram por conta de um processo de combustão.

Esse veículo tem:

  • Coletor para o escape;
  • Composição por tubos;
  • Ponteira para parte estética;
  • Elemento que serve como catalisador;
  • Abafador e também um silenciador.

É fundamental estar atento ao escapamento esportivo Gol, com o objetivo de verificar como tem ocorrido a processo de combustão veicular, assim como verificar como essa emissão de gases está ocorrendo.

A ideia é que todo esse conjunto funcione corretamente, ou seja, que haja uma coleta dos gases com o mínimo de barulho possível, uma purificação dos gases nesse catalisador e uma emissão muito mais controlada e benéfica à natureza.

Alinhamentos: o que o 3D tem de diferencial?

O alinhamento das rodas e balanceamento do carro faz parte do processo de manutenção veicular, ou seja, esse procedimento traz mais estabilidade veicular, principalmente, em curvas e contribui para reduzir o desgaste e atrito dos pneus.

Vale lembrar que existe também o alinhamento 3D. Esse tipo de alinhamento regula a suspensão automotiva, por meio do computador. O veículo é inserido em uma plataforma que possui diversos sensores e atua de forma tridimensional.

Cada roda é lida a depender das especificidades do fabricante, por meio da elevação dessa plataforma. Esse tipo de alinhamento é mais sofisticado, quando comparado com o alinhamento tradicional.

Um carro que realiza esse procedimento apresenta redução no consumo de energia, mais segurança e estabilidade para você.

Vidros blindados no automóvel

Por fim, nossa dica traz informações a respeito do uso de vidro blindado. Ter um vidro blindado representa que ele está protegido no caso de ser alvejado por tiros (existem vários tipos de blindagem e é interessante verificar qual é a melhor para o seu caso).

A blindagem reveste esse vidro com proteção e evita que ações de bandidos causem danos maiores à vida dos seus familiares e amigos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *