Automóveis: CNH e os cuidados especiais

CNH

Automóveis: CNH e os cuidados especiais

Obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é uma ação obrigatória para quem deseja conduzir um veículo automotivo. Para conseguir esse documento, a pessoa precisa se submeter a alguns dos procedimentos que se iniciam na busca por uma Autoescola, que tenha qualidade e seja referência no mercado.

A partir daí, existem alguns outros procedimentos que envolvem a realização de exame psicotécnico e de vista, assim como a realização de aulas teóricas e práticas.

Após este processo, o aluno tem a chance de realizar uma prova prática, e se for aprovado, recebe a sua primeira carteira nacional de habilitação de forma provisória.

Essa carteira tem a duração de um ano e serve para avaliar se o aluno nesse período sofreu infrações de trânsito ou multas. Se não tiver ocorrido, a pessoa está apta para receber a sua carteira definitiva, que geralmente é renovada a cada 5 anos.

É importante ressaltar que a carteira nacional de habilitação não habilita o condutor a dirigir todos os veículos como é o caso de motos, carros e caminhões, por exemplo. Para cada tipo de automóvel existe uma liberação na habilitação que é chamada de categoria.

As categorias da CNH

Existem alguns tipos de categorias da carteira nacional de habilitação, que incidem no conhecimento prático que o aluno aprenderá.

Os tipos são:

  • Categoria A;
  • Categoria B;
  • Categoria C;
  • Categoria D;
  • Categoria E.

No caso da carteira de habilitacao A, o motorista está habilitado para condução de veículos de até 3 rodas, como é o caso de motocicletas e triciclos. Na CNH categoria B, o motorista pode conduzir automóveis de até 3.500 kg, que são os automóveis e as caminhonetes.

Na categoria C, o condutor pode dirigir veículos com pesos elevados, como é o caso de um caminhão. Na categoria D, o condutor pode dirigir um veículo que caiba mais de oito pessoas, como é o caso dos ônibus e micro-ônibus.

Para obter a categoria E da CNH, o motorista precisa ter autorização para conduzir mais de um veículo conectado, como é o caso dos reboques e outros materiais que estejam acoplados.

É importante ressaltar que, para obter algumas categorias na carteira nacional de habilitação é necessário já ter um conhecimento prévio em condução, ou seja, ter uma categoria adicionada.

O laudo de transferência

Além das categorias da carteira nacional de habilitação, também é fundamental ter conhecimento sobre o laudo de transferencia.

Esse tipo de laudo é muito comum, principalmente em procedimentos de compra e venda, pois tem como objetivo verificar a origem do veículo e sua procedência, identificando se existem alterações que comprometam a sua confiabilidade.

Ou seja, este é um documento que verifica a autenticidade do seu automóvel, e por isso, deve ser feito por um local que tem o credenciamento do Detran, que é o departamento de trânsito do seu estado.

Este procedimento consiste na verificação tanto da documentação do carro, como a numeração do chassi, Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotore), verificando também os equipamentos de segurança que compõem o veículo.

Neste processo, algumas fotografias também são tiradas e é emitido um laudo com as conclusões finais. Diante da importância da vistoria de transferencia para carros, é recomendado buscar por esse procedimento e garantir a confiabilidade da compra.

Os cuidados com o automóvel

Quem tem um veículo como propriedade também deve se atentar aos cuidados que são necessários com este veículo. De modo geral, a manutenção preventiva é a melhor forma de cuidar do seu automóvel, realizando pequenos reparos e procedimentos que reforçam o cuidado automotivo.

Alguns desses procedimentos são:

  • Análise da situação dos pneus;
  • Lavagem e limpeza automotiva;
  • Troca de óleo e filtro;
  • Verificação da parte elétrica do automóvel.

É a partir daí, que a bateria automotiva 60 Ah passa a ter um papel fundamental no funcionamento automotivo. Os automóveis precisam de energia elétrica para ter um funcionamento correto, e por isso, as baterias são as responsáveis por esse fornecimento.

Com isso, por meio do uso de uma bateria diversas funcionalidades do veículo funcionam, desde os faróis, luzes internas e externas, sistemas de ar-condicionado, vidros e travas elétricas, entre outros.

Por isso, é fundamental verificar a bateria 70 amperes, no que se refere ao seu período de validade, com o objetivo de identificar se o veículo apresenta alguma falha elétrica.

Sobre a limpeza automotiva, é fundamental se atentar a isto também, para não comprometer o motor com a poeira. Por isso, leve seu veículo para um lava-jato que seja completo e conte com um desengraxante 20 litros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *