Algumas curiosidades sobre serviços automotivos

Algumas curiosidades sobre serviços automotivos

Um carro sempre pode ter sua aparência e funcionalidades melhoradas. Para isso, basta investir em serviços adequados. Existem recursos que podem, por exemplo, aumentar a durabilidade da pintura e a segurança do seu carro. Conheça alguns:

Estética automotiva

Todo proprietário de veículo deseja que ele esteja em boas condições visuais, que pareça bonito e bem cuidado, afinal o carro torna-se um item ligado à vaidade.

O investimento em itens de estetica automotiva não apenas serve para deixar o carro mais bonito para o dono, mas também para valorizar o automóvel no caso de uma possível venda futura.

Existem diversos serviços que podem ser feitos, tais quais:

  • Espelhamento;

  • Vitrificação;

  • Polimento;

  • Cristalização.

O espelhamento consiste na aplicação de uma camada de cera no veículo, o que confere brilho, livra o carro de arranhões e o protege de desgastes futuros. O serviço costuma durar cerca de seis meses.

A vitrificação automotiva é um processo de aplicação de resina no veículo, que repele a sujeira e evita manchas. A vantagem deste procedimento é que ele é mais econômico devido à maior durabilidade: cerca de três anos.

Outra técnica disponível é o polimento, que faz um desgaste na pintura a fim de remover as imperfeições. O ideal é que após o polimento seja feito um espelhamento ou Vitrificação veicular para conservar a pintura por mais tempo. O polimento é uma técnica, por natureza, corretiva

Há ainda o serviço de cristalização, que, na prática, é muito parecido com o de espelhamento, pois também consiste na aplicação de um produto, geralmente resina, sobre a pintura.

A dúvida de muitos proprietários de veículos é se os carros podem passar por processos como o espelhamento e a cristalização. A resposta é positiva, pois o esses procedimentos não retiram a camada de verniz do veículo e sim acrescentam mais uma camada protetora.

O receio se dá pois em carros mais antigos, antes desses processos serem aplicados, é feito um lixamento para remover as impureza e arranhões da lataria. No caso dos veículos novos não há necessidade de lixamento.

Qualquer um desses procedimentos voltados para a melhoria da aparência do veículo pode ser realizado em um centro de estética para carros.

Segurança

No quesito segurança, alguns cuidados são bastante populares, como a trava elétrica de segurança. O equipamento é acionado de forma automática com as chaves ou com um cartão. Para realizar todos os processos, é necessário contratar empresas especializadas, seja uma loja de retentores ou outras peças.

As travas elétricas podem ser de vários tipos, tais quais:

  • Universal: podem ser instaladas em qualquer tipo de carro;

  • Porta malas: utilizadas para travar porta malas de carros de passeio;

  • Para caçambas: utilizadas em carros do tipo utilitário aberto;

  • Para combustível: trava para a tampa de combustível;

O alarme automotivo é outro item essencial na segurança dos veículos. Os alarmes podem ser dos tipos perimétricos e volumétricos. O primeiro tipo monitora e dispara o acionamento indevido das portas. O segundo tipo aciona inclusive aberturas de janelas.

Os carros fabricados nos dias atuais contém um aparato chamado acelerômetro, que serve para captar os movimentos do carro. Quando esse equipamento é integrado ao alarme, ele pode acioná-lo caso o carro seja movimentado com auxílio de algum tipo de reboque, mesmo que não haja violação das portas e janelas.

As montadoras sempre recomendam que o alarme de fábrica seja mantido, pois foram realizados testes e controles de qualidade, que atestam a eficácia do alarme.

Os instalados fora da rede credenciada, além de não passarem obrigatoriamente por esses controles, também podem ser um risco, pois ao fazer modificações fora das montadoras o veículo perde a garantia.

Uma dica importante que causa confusão em motoristas desavisados é a falta de distinção entre alarme automotivo e trava elétrica. É essencial saber que existem distinções entre ambos.

O travamento automático é apenas para o fechamento das portas, já o alarme é o dispositivo que dispara um aviso sonoro de alerta caso haja algum acesso indevido em portas e janelas.

Apesar da instalação de itens de proteção como o alarme e as travas, ainda assim a recomendação é que o motorista faça a contratação de um bom seguro a fim de se precaver contra furtos, seja do veículo total ou seja de equipamentos internos, como o som, que costuma ser muito visado por criminosos.

Todos esses serviços apresentados são recursos para melhorar as funcionalidades de beleza do veículo, tanto para um melhor uso pelo proprietário, quanto para uma valorização em caso de venda do carro.