A importância da manutenção veicular

manutenção

A importância da manutenção veicular

Uma das responsabilidades que todo condutor e proprietário de um veículo deve ter é sobre a necessidade de realizar a manutenção preventiva veicular.

Este tipo de manutenção consiste em ações como troca de óleo e do filtro de óleo, assim como:

  • Troca do filtro de combustível e ar-condicionado;
  • Limpeza e higienização do ar-condicionado;
  • Verificação da situação dos pneus;
  • Procedimentos que envolvam o alinhamento e balanceamento do veículo;
  • Lavagem do automóvel.

Esses são os procedimentos mais comuns e procurados quando o assunto é manutenção preventiva e têm como importância aumentar a durabilidade do veículo, fazendo com que ele tenha mais estabilidade, lubrificação e segurança neste momento de condução.

Apesar desses procedimentos serem importantes, existem outros procedimentos que também são essenciais para a vida útil e segurança do automóvel.

A utilização e a importância das baterias automotivas

No processo de manutenção e revisão preventiva do seu veículo, a bateria carro 60 amperes não pode ser negligenciada. Isso porque esse é um dos principais elementos que ajudam na composição automotiva, pelo fato de ser responsável pelo armazenamento de energia química, que é transformada em elétrica para ser utilizada pelo automóvel.

Para que um carro funcione, desde o seu processo de dar partida, as baterias são importantes e acionadas. Além disso, o uso de baterias neste processo de fornecer energia elétrica para um automóvel, ainda é responsável:

  • Pela iluminação interna do automóvel;
  • Pelo funcionamento dos faróis automotivos;
  • Pelo funcionamento de rádio e outros equipamentos eletrônicos conectados;
  • Pelo funcionamento do sistema de injeção eletrônica;
  • Para utilização dos freios, principalmente, no sistema ABS (Anti-lock Braking System) ;
  • Pelo funcionamento das luzes do painel.

Além de manter esses sistemas elétricos e de forma ativa, a bateria automotiva 60 também é responsável por acionar os sensores automotivos, como é o de estacionamento ou de ré, além de atuar na abertura de teto solar e no aquecimento ou resfriamento do veículo por meio do ar-condicionado.

Ou seja, esse é um equipamento essencial para o funcionamento do veículo, contribuindo para torná-lo mais seguro, estável, além de aumentar a durabilidade de seus componentes, sobretudo os eletrônicos.

Diante dessa importância, a revisão preventiva automotiva precisa envolver uma verificação dos tipos de bateria do automóvel, para verificar suas condições e se há necessidade de troca ou de recarga.

É importante compreender que existem vários modelos de baterias e cada uma apresenta uma constituição diferente, sobretudo, em relação a sua capacidade de transformação de energia química para elétrica.

Por isso, as baterias automotivas possuem um tempo de validade e precisam ser trocadas para garantir o funcionamento pleono do automóvel.

Além disso, é importante verificar o nível de água do automóvel, o que não ocorre em outros modelos de bateria. Para verificar as condições de sua bateria, é importante consultar um profissional eletricista automotivo para realizar essa análise.

Inclusive, esse profissional pode atuar em uma oficina de eletronica embarcada automotiva, que seja especializada no segmento. O importante é garantir que a troca e a manutenção sejam feitas por uma equipe especializada.

A manutenção em carros automáticos

Os veículos apresentam particularidades, mas também alguns pontos em comuns, mesmo quando falamos sobre carros com câmbio automático ou manual.

Quando falamos sobre procedimentos como a troca de óleo, limpeza do automóvel, verificação dos pneus e ações de alinhamento e balanceamento, elas são comuns para todos os veículos, e por isso, é responsabilidade do proprietário verificar esses pontos.

Mas, no caso do câmbio automático, existem também algumas particularidades Esse tipo de veículo passou a ser mais utilizado pelos brasileiros, principalmente, por facilitar o momento da condução em situações de tráfego intenso ou com muito trânsito.

Isso é devido ao fato de que a pessoa não precisa realizar a troca de marchas diversas vezes, evitando um cansaço por ações repetitivas.

Como o conserto de cambio automatico pode ser uma atividade relativamente custosa e que precisa de um profissional especializado, com um equipamento digital para identificar o ponto de engrenagem que está danificado ou comprometido, é importante que a manutenção preventiva desse câmbio ocorra, com o objetivo de evitar problemas.

Essa manutenção consiste na troca de óleo do câmbio, que deve ser feita por um profissional capacitado que irá utilizar um tipo de óleo que seja especificado pelo fabricante para o modelo do carro.

Existem muitos óleos disponíveis no mercado e com preços diferenciados, mas é importante que o cliente realize um investimento no momento de troca de óleo, a partir das recomendações do fabricante.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *