A acessibilidade veicular no Brasil

A acessibilidade veicular no Brasil

O sonho de ter uma CNH vem se tornando maior entre a população a cada dia que passa.

Contudo para muitos, até um tempo atrás, isso era um grande problema, pelo fato de que as auto escola e os veículos não abriam oportunidades para que todos pudessem realizar esse tal sonho.

Hoje em dia o cenário é bem diferente, pois a acessibilidade vem crescendo muito quando se trata de veículos e auto escola.

Habilitados com medo de conduzir

Infelizmente boa parte dos habilitados, possuem a CNH, porém não conduzem nenhum tipo de veículo, por medo.

Na maioria das vezes as pessoas tiram a habilitação e após isso pegam o carro ou moto pouquíssimas vezes por medo e, consequentemente, acabam desistindo.

Isso não é mais um problema, pois a maioria das auto escolas agora estão fornecendo um novo serviço.

Nada mais nada menos que um reforço para quem tem dificuldades ou medo, ou seja para os quem tem esses receios, agora pode fazer aula para habilitados.

A auto escola cobra por aulas avulsas para que a pessoa possa perder o medo e começar a conduzir, como ela sempre sonhou.

A aula de treinamento para habilitados se baseia em treinar as partes que o condutor tem mais medo ou, por conta do tempo e falta de prática, já não se lembra mais como fazer.

Carros para deficientes físicos

Com o avanço da tecnologia, ficou muito mais fácil conduzir um veículo, mesmo com alguma deficiência física. Para isso existem alguns equipamentos veiculares que servem para adaptar o carro, trazendo assim mais facilidade para quem realmente necessita.

Um dos equipamentos mais procurados no mercado veicular é o acelerador e freio manual para deficiente, que proporciona a independência de um deficiente físico para que ele possa dirigir sozinho, sem que precise de nenhuma ajuda de outra pessoa ou até mesmo de um pedal de adaptação.

Existem os carros que já vêm adaptados de fábrica e existem também as oficinas que adaptam alguns carros também, às vezes saindo até mais em conta do que comprar um carro já adaptado.

Contudo, esse quesito vai muito do consumidor, como vai ser adaptação, dependendo como for feita as vezes sai menos trabalhoso compra o veículo já adaptado.

Auto escola para deficientes físicos

Existem auto escolas que trabalham apenas com CNH para deficientes físicos, o procedimento é praticamente o mesmo. O candidato deve apresentar:

Carteira de identidade;

  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Os exames médicos e psicotécnico;
  • Cadastro junto ao Detran de sua cidade;
  • Laudo médico comprovando deficiência física;
  • Aulas práticas e teóricas;
  • Exames práticos e teóricos.

Contendo todos esses itens acima o candidato consegue tirar sua CNH tranquilamente, sem nenhum problema.

Tecnologias que facilitam a vida do condutor

A tecnologia hoje está presente em tudo à nossa volta e não seria nada diferente no mercado veicular, visando tornar a vida do condutor mais simples e prática os fabricantes usam e abusam da tecnologia nos veículos.

1. Câmera de ré

Além dos tradicionais retrovisores, a nova tendência agora é a câmera de ré, que além de ajudar o motorista tendo uma visão melhor, ela ainda traça linhas de direção para que a manobra fique certa e que o motorista não cause nenhum acidente.

Fazendo assim com que ele não bata o carro em nenhuma árvore, carro ou até mesmo atropele algum animal.

2. Carregadores de bateria

Muitas pessoas tem problemas com bateria 60 descarregadas em momentos que mais precisam delas.

Aí vem aquela dor de cabeça toda de procurar um outro carro mais próximo, achar um cabo e fazer a, famosa, “chupeta” para que o carro possa voltar a funcionar.

Com o carregador de bateria automotiva ficou bem mais fácil de resolver. Existem alguns modelos grande que, geralmente, são utilizados por mecânicos e outro pequenos que podem ser carregados no porta malas do carro.

3. Identificador de presença

Esse recurso é muito bacana para quem vive com as mãos cheias de sacolas, bolsas, ou crianças de colo, pois o motorista não precisará fazer malabarismos para que consiga pegar a chave e destrancar a porta.

O sensor automaticamente entende que você está com a chave no bolso e destrava as portas conforme você se aproxima da maçaneta do carro. Assim você só terá o trabalho de abrir a porta, pois esta estará destrancada.