4 cuidados necessários com caminhões

caminhões

4 cuidados necessários com caminhões

Respeitar os prazos e dirigir com responsabilidade é fundamental para quem trabalha com caminhões. Por isso, nada melhor do que mantê-los em boas condições de uso.

Afinal, a manutenção, geometria alinhamento e balanceamento em dia evita atrasos na entrega e evita as possibilidades de sinistros.

Neste artigo, acompanhe algumas dicas essenciais para cuidar melhor e aprimorar o desempenho do seu caminhão.

1 – Tenha boas práticas de direção

De nada adianta adotar cuidados externos com o seu caminhão se o motorista não tiver boas práticas na direção, como não descansar os pés no pedal e evitar fazer frenagens abruptas.

Além disso, não use a embreagem para mudar a rotação do motor, e procure acelerar com cuidado em qualquer terreno. A troca de marchas também deve ser feita moderadamente.

2 – Faça a calibração dos pneus

É importante andar com os pneus do caminhão na pressão recomendada pelo fabricante, sendo uma prioridade no balanceamento carros

Dentre os benefícios da calibração, podemos mencionar:

  • Menor consumo de combustível;
  • Maior equilíbrio;
  • Melhor estabilidade;
  • Segurança garantida.

Ademais, a duração dos pneus se torna mais extensa, ou seja, os desgastes prematuros são evitados.

3 – Antes de viajar, avalie o nível de óleo

Alguns caminhões possuem indicador eletrônico do nível de óleo, enquanto em outros, é preciso fazer o uso de uma vareta quando o motor está frio.

Em nível apropriado, o nível protege o virabrequim, que é a árvore de manivelas, contra o engripamento resultante da pouca quantidade de óleo.

Portanto, o baixo nível é um alerta sobre possíveis problemas no motor, que precisam ser corrigidos imediatamente.

4 – Abasteça com combustível de qualidade

Após providenciar o conserto de parachoque, lembre-se de abastecer nos postos de gasolina mais confiáveis e de qualidade.

Afinal, em alguns postos, pode ser muito comum a venda ilegal de combustíveis falsificados ou adulterados, que podem diminuir a vida útil do veículo, além de entupir os bicos injetores e enfraquecer a potência do motor.

Conclusão

Esteja atento a toda e qualquer alteração que possa acontecer em seu caminhão, para que você ofereça bons serviços e evite ter perdas financeiras ou materiais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *