3 peças do motor que você precisa conhecer

3 peças do motor que você precisa conhecer

Quando se fala de manutenção automotiva, o motor é geralmente a primeira parte a vir em mente. De fato, o motor é uma das partes mais importantes do veículo, e problemas com seu funcionamento, geralmente, causam problemas com todos os outros sistemas, levando à parada do veículo.

Sendo assim, é importante conhecer bem o motor do seu carro, em relação às peças e seu funcionamento, isso serve para qualquer motorista.

Por que conhecer seu veículo?

No Brasil, para que um motorista possa dirigir, ele precisa de uma Carteira Nacional de Habilitação. E no processo da emissão desse documento, o motorista precisa passar por dois cursos obrigatórios, um prático, e o outro teórico.

Sendo que o teórico tem por objetivo versar o novo motorista sobre as funções do veículo, sua mecânica básica, leis de trânsito, regras de segurança, e primeiros socorros, ou seja, um bom motorista, além de conhecer a legislação de trânsito e dirigir com prudência, precisa sim, conhecer seu carro.

É conhecendo a mecânica de seu carro que você saberá sobre as situações de risco, e sobre como conservar seu carro por mais tempo, isso sem ficar “refém” de um mecânico para tudo.

É claro que, para fazer os reparos e manutenções, os mecânicos são fundamentais.

Mas assim como é preciso, – além de ir ao médico, cuidar do corpo, por si mesmo, é preciso ter noção sobre os sistemas do veículo para cuidar do automóvel, e em alguma necessidade, fazer os reparos mais simples ou emergenciais.

Reparos e manutenções que não podem ser esquecidas:

  • Troca de óleo;
  • Troca de limpadores de para-brisa;
  • Verificação de nível de água e óleo;
  • Troca de correia, quando gasta;
  • Alinhamento;
  • Troca de pneus.

Falando do motor do veículo, existem 3 peças que não podem ser deixadas de lado. E vamos falar sobre elas a seguir.

1. Filtro de óleo

É o filtro do lubrificante do veículo. O óleo é o responsável pela lubrificação de todo o motor.
O óleo usado pode ser oleo de motor sintetico, semi-sintético ou mineral, de acordo com os componentes usados.

Ele sai do reservatório, e é bombeado para todo o motor, através de dutos, mas antes de passar pelo motor, o óleo passa por um filtro, que barra as impurezas.

A troca de oleo deve ser feita com periodicidade, assim como a troca do filtro, e não pode ser de maneira nenhuma, negligenciada.

O motor do veículo não suporta rodar sem óleo lubrificante, pois trabalha com temperaturas e pressões muito altas e em alta velocidade.

A negligência da manutenção dos sistemas lubrificantes pode causar consequências drásticas ao seu automóvel, uma vez que o motor, trabalhando sem lubrificante, pode fundir.

O nível de óleo deve sempre ser medido com o veículo frio, ou seja, parado há certo tempo, e alinhado na horizontal – não pode estar inclinado, nem em uma ladeira, por exemplo – pois causaria uma medição errada.

Para que se possa fazer a troca de óleo e de filtro, é necessário ter um acompanhamento de tempo e quilometragem desde a última troca.

2. Virabrequim

O virabrequim é o responsável por transformar o movimento vertical que os pistões fazem, por movimento rotatório.

O virabrequim é ligado diretamente aos pistões, e quando eles descreverem o movimento vertical, o virabrequim começa a girar.

Esse giro é passado para a embreagem, para o semi eixo, diferencial, e depois rodas, fazendo o veículo andar.

O semieixo é uma das peças fundamentais que muitas vezes precisa ser trocada. Ele é formado por um cilindro metálico que liga o diferencial ao motor, utilizando duas juntas homocinéticas.

3. Vela de ignição

Ela é responsável pela faísca que causa a explosão do combustível dentro dos cilindros. Velas ruins tirarão a força do motor e podem até impedir que ele funcione, pois é uma peça fundamental.
As velas são elétricas, e usam a eletricidade da bateria para gerar faíscas.

Qual outra peça devo prestar atenção?

Outra peça importante, que precisa ser lembrada na manutenção, ainda que não seja do motor, é a bandeja de roda.

* Balança de roda

Funciona juntamente ao sistema amortecedor do veículo. A balança de roda (ou bandeja), é a responsável por fazer a ligação entre a roda e o veículo, permitindo apenas o movimento vertical, e travando a roda no sentido horizontal.

A bucha da balança da bros precisa estar sempre em bom estado para que a bandeja e a roda fiquem bem presas e não haja o desgaste desnecessário das juntas. As partes de borracha podem ser facilmente trocadas com a compra de um kit reparo em uma loja de auto peças.